Motta e Alcolumbre se pronunciam sobre megaoperação contra o tráfico no Rio que já deixou 64 mortos
Presidentes da Câmara e do Senado reforçaram o trabalho das Casas no combate ao crime organizado

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado | Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), se manifestaram sobre a megaoperação contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro que, até o momento, já deixou 64 mortos e prendeu 81 suspeitos.
Em nota, Acolumbre, que também preside o Congresso Nacional, afirmou que o órgão "acompanha, com atenção e preocupação, os graves acontecimentos registrados no Rio de Janeiro".
Com isso, o Senado aprovou, como item extrapauta, o Projeto de Lei 226/2024, que trata do marco legal de enfrentamento à criminalidade e reforça os instrumentos de proteção aos agentes públicos e à população civil. O PL segue para a sanção do presidente Lula (PT).
Alcolumbre também manifestou apoio às ações das forças de segurança no combate ao crime organizado, "reafirmando a necessidade de um esforço coletivo e conjunto de todos os atores do Estado brasileiro para proteger os cidadãos da violência que assola o país". Além disso, também prestou "solidariedade às famílias das vítimas, aos profissionais de segurança envolvidos e a toda sociedade fluminense".
Já Motta afirmou, em publicação nas redes sociais, que acompanha a operação com atenção e reafirmou o compromisso da Câmara "com os projetos de segurança pública e de combate à violência — uma das maiores preocupações da população brasileira".
"Sob minha presidência, a Câmara aprovou quase 30 matérias na área, a exemplo do aumento da repressão contra organizações criminosas, criminalização do domínio de cidades e proteção dos agentes públicos envolvidos no combate ao crime organizado. Continuaremos focados em avançar nestas pautas", escreveu o deputado no X.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Imagens mostram criminosos se entregando à polícia durante megaoperação no Rio
Após megaoperação no RJ, políticos da oposição associam Lula ao crime organizado
Líderes do Comando Vermelho são presos em megaoperação no Rio de Janeiro
Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por informações sobre chefe do Comando Vermelho
Comando Vermelho reage a operação no Rio e tenta mobilizar moradores para "guerra"
Imprensa internacional repercute megaoperação no Rio de Janeiro
Governo rebate Cláudio Castro e cita reunião no Ministério da Justiça e Segurança Pública


