• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • Não há previsão de ressarcimento imediato de aposentados que foram vítimas de fraudes no INSS

Não há previsão de ressarcimento imediato de aposentados que foram vítimas de fraudes no INSS

Membros do governo afirmam que as avaliações serão diferentes se houver documentos que comprovam a autorização

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Não há previsão de ressarcimento imediato de aposentados que foram vítimas de fraudes no INSS

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não tem previsão para ressarcir aposentados e pensionistas por fraudes envolvendo documentos, assinaturas e casos de "venda casada", que resultaram em descontos indevidos.

O órgão emitiu um comunicado direcionado a aproximadamente 9,5 milhões de pessoas que sofreram descontos realizados por entidades associativas e sindicais. Com essa medida, as vítimas poderão informar se autorizaram ou não os débitos, a partir desta quarta-feira (14). A iniciativa visa permitir a devolução dos valores às pessoas que foram lesadas.

O INSS também publicou, nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, uma orientação normativa com regras para a "consulta, contestação e restituição" dos valores descontados pelas entidades.

Na prática, a medida se aplica apenas aos casos em que o aposentado ou pensionista declara ter sido vítima de fraude ou má-fé. As entidades terão um prazo de 15 dias úteis para analisar e apresentar os documentos que comprovem a autorização do cidadão, além de tomar as providências cabíveis em cada situação.

No que diz respeito aos casos de "venda casada", o Ministério da Justiça e as Defensorias Públicas estão analisando as ocorrências para oferecer a devida assistência jurídica às vítimas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.