• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • Primeira Turma do STF se prepara para novos julgamentos da trama golpista antes de 2026

Primeira Turma do STF se prepara para novos julgamentos da trama golpista antes de 2026

Objetivo é analisar até o fim do ano os outros núcleos envolvidos na ação penal e entrar no ano eleitoral com outro foco

Por Da Redação
Às

Primeira Turma do STF se prepara para novos julgamentos da trama golpista antes de 2026

Foto: Antonio Augusto/STF

Após condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados, o Supremo Tribunal Federal (STF) continuará nos próximos meses a julgar outros núcleos da trama golpista. Entre os processos em andamento estão o “grupo da desinformação”, em fase de alegações finais, e os núcleos 2 e 3, que envolvem ex-assessores e integrantes das Forças Armadas.

O objetivo da Corte é concluir essas apurações ainda em 2025, mudando o foco a partir de 2026. As informações são do jornal O GLOBO. 

A Primeira Turma, responsável pelo julgamento de Bolsonaro, será novamente central nos processos, com o ministro Alexandre de Moraes na condução das ações. A posse de Edson Fachin na presidência do STF, prevista para 29 de setembro, é vista como um fator que poderá reduzir a tensão institucional.

Apesar da expectativa de menor exposição política a partir de 2026, o STF continuará lidando com embates envolvendo o Congresso e a oposição bolsonarista, incluindo temas como anistia, emendas parlamentares e decisões sobre mandatos. Sobre a anistia, o ministro Flávio Dino e Moraes deram o tom do STF quando afirmaram durante o julgamento ao indicar que não há perdão possível, dentro da Constituição, para crimes contra a democracia. Mesmo assim, uma parcela da oposição tenta avançar com o tema, enquanto os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (UB), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), vêm esfriando o assunto.

A dinâmica interna da Primeira Turma e divergências de ministros como Luiz Fux também devem influenciar os julgamentos dos próximos meses. A leitura na Corte é que o isolamento de Fux será inevitável pelos próximos meses, e que é possível que o ministro incorpore de forma definitiva o papel de “revisor” da ação penal da trama golpista durante a análise dos outros núcleos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.