VAR encerra primeiro turno com elevado número de intervenções
Em média, são dez jogos por rodada com intervenções do VAR

Foto: Daniel Hott / América-MG
Jogo parado, mão no ouvido e gesto formando um quadrado. O VAR já se tornou popular entre os torcedores brasileiros. Alguns são favoráveis pela correção de erros capitais no futebol e evitar favorecimentos para determinadas equipes. Enquanto outros, fãs do "estilo raiz", veem a tecnologia como um atraso no esporte, sendo que uma das principais contestações é o tempo de paralisação para analisar cada lance. O Brasileirão, campeonato nacional de maior interesse entre os clubes, teve um elevado número de ocorrências com o VAR, refletindo na posição dos clubes na tabela de classificação.
Com o fim do primeiro turno no último fim de semana, foi realizado um levantamento pelo jornalista e administrador esportivo, Alexandre Siqueira, para analisar a utilização do árbitro de vídeo desde a primeira rodada até o fim da 19ª rodada. Os resultados apontaram que o VAR já interviu em 190 jogos no Campeonato Brasileiro, sendo uma média de 10 jogos por rodada e um por jogo. Número de ocorrências que interfere diretamente na tabela classificação das equipes. A exemplo do Bahia.
Atualmente na sétima colocação do Brasileiro com 31 pontos conquistados, o tricolor iria cair duas posições caso o VAR não fosse acionado, indo para nono lugar e com 27 pontos. O time baiano é uma das equipes que menos teve intervenção do VAR, com dezesseis ocorrências. Mesmo número que o Cruzeiro, primeiro time dentro da zona de rebaixamento
O tempo, grande vilão da ferramente registra números até relevantes. A média por paralisação para consulta do árbitro de vídeo gira em torno de um minuto e 40 segundos. Por rodada o tempo é de 16 minutos e 44 segundos. Em todo primeiro turno, foi registrado cinco horas, 17 minutos e 48 segundos. A 9ª rodada foi o momento que mais teve alteração no placar por alterações do VAR. Sendo registrado seis modificações. Já relativo a alteração na pontuação, a 18ª rodada foi quando houve mais mudanças com cinco jogos.
Árbitro de Vídeo com mais intervenções
O Árbitro de Vídeo José Cláudio Rocha Filho foi quem registrou maior recorde de intervenções. Em 16 atuações no campeonato até o momento, tem 15 intervenções de vídeo. Sendo que em nove delas foram em situações de gol. Já o árbitro principal Paulo Roberto Alves Jr, em seis jogos, possui seis paralisações para conferir o monitor.