• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Alckmin diz que Pix é um "sucesso" e que tarifas de Trump precisam ser resolvidas: "Queremos negociação. É urgente"

Alckmin diz que Pix é um "sucesso" e que tarifas de Trump precisam ser resolvidas: "Queremos negociação. É urgente"

Vice-presidente afirmou que o governo irá sanar todas as dúvidas questionadas pelos Estados Unidos sobre o Pix

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Alckmin diz que Pix é um "sucesso" e que tarifas de Trump precisam ser resolvidas: "Queremos negociação. É urgente"

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou o Pix, um dos alvos de investigação dos Estados Unidos, como "um sucesso". Segundo ele, o que precisa ser resolvido é a imposição das tarifas de 50% feita pelo governo americano contra exportações brasileiras. A declaração foi realizada nesta terça-feira (16).

"O Pix é um sucesso", elogiou o vice-presidente.

A fala de Alckmin foi realizada enquanto comentava a abertura de uma investigação comercial contra o Pix, feita pelos EUA sob ordens do presidente Donald Trump. O governo americano busca apurar se políticas adotadas pelo Brasil estão dificultando ou prejudicando o comércio norte-americano.

Alckmin afirmou que todos os assuntos questionados pelos EUA, que também incluem temas como propriedade intelectual e o desmatamento, serão esclarecidos pelo governo brasileiro. "Nós vamos explicar, não tem nenhum problema", afirmou.

De acordo com o vice-presidente, essa não é a primeira vez que o Brasil é alvo de uma investigação comercial dos EUA. Ele afirmou que, em ocasiões anteriores, o governo respondeu às dúvidas do país norte-americano e o processo foi encerrado. Além disso, Alckmin reforçou que a posição deve se repetir.

"O interesse de alguns não pode se contrapor aos interesses de muitos", declarou. "É um perde-perde."

Além disso, o ministro também destacou que, desde 16 de maio deste ano, o Brasil já havia encaminhado aos EUA uma proposta confidencial visando avançar em um acordo comercial e rever pontos tarifários na relação dos países. No entanto, segundo Alckmin, a proposta não teve resposta.

"Assinei ontem, junto com o ministro Mauro Vieira [Relações Exteriores], um novo documento pedindo uma resposta. Encaminhamos para a negociação e estamos aguardando", afirmou.

Sobre as tarifas de Trump contra produtos exportados pelo Brasil, Alckmin defendeu que empresários e trabalhadores, tanto brasileiros quanto norte-americanos, se unam para resolver a questão.

Ao ser questionado sobre as alternativas apresentadas pelos empresários, em reunião nesta quarta-feira, a prorrogação das tarifas de Trump, o ministro respondeu:

"O que eu tenho ouvido e acho que esse é um pensamento comum do presidente Lula e dos empresários aqui envolvidos, setor industrial, do agro, serviços, comércio, nós queremos negociação. É urgente. O bom é que se resolva nos próximos dias, se houver necessidade nessa negociação de prorrogar, não vejo problema. Agora, o importante era resolver. Você buscar uma solução. Esse é o sentimento geral".

LEIA TAMBÉM:

'Queremos dinheiro entrando nos EUA', diz Trump sobre taxação de 50% ao Brasil

Sobretaxa de Trump já impacta exportações de pescados, manga e carnes

Itamaraty rechaça manifestações do governo Trump sobre julgamento de Bolsonaro e tarifaço: "intromissão indevida e inaceitável"

Frigoríficos interrompem exportação de carne para os EUA após tarifa de Trump

"Somos um país soberano", Lula reage após declaração de Trump sobre Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que fala de Trump sobre perseguição ao seu pai não será 'única novidade' dos EUA

Bolsonaro agradece apoio de Trump e afirma que ação do golpe é uma "clara perseguição política"

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.