• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasileiro que teve visto dos EUA proibido após publicação sobre assassinato de Charlie Kirk pede desculpas

Brasileiro que teve visto dos EUA proibido após publicação sobre assassinato de Charlie Kirk pede desculpas

Ativista pró-Trump foi morto com um tiro enquanto palestrava em uma universidade dos EUA

Por Da Redação
Às

Atualizado
Brasileiro que teve visto dos EUA proibido após publicação sobre assassinato de Charlie Kirk pede desculpas

Foto: Reprodução/Redes sociais

O médico brasileiro Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, que teve o visto dos Estados Unidos proibido após fazer uma publicação elogiando o atirador que assassinou o ativista conservador Charles Kirk, na última quarta-feira (10), pediu desculpas pelo ocorrido. Ele está sendo investigado pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e foi demitido da clínica em que trabalhava.

"Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical", escreveu Ricardo Barbosa em um comentário em uma postagem no Instagram.

Kirk foi morto enquanto participava de um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos, no qual foi convidado por um grupo de estudantes para discursar. Ele era um dos maiores nomes do conservadorismo juvenil no país.

Após o vereador Thiago Medina (PL) compartilhar o comentário de Ricardo Barbosa em suas redes sociais e a publicação viralizar, o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, respondeu, no último sábado (13), afirmando que havia solicitado a revogação do visto do brasileiro.

“Falei pessoalmente com o chefe do departamento consular para revogar seu visto americano, caso ele tenha, e emitir um alerta para que ele nunca consiga um”, escreveu Landau.

Segundo Ricardo Barbosa, que mora no Recife, seu visto americano está expirado desde agosto de 2022.

Após o ocorrido, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou que abriu uma sindicância para investigar a conduta do médico e de uma clínica particular, que o demitiu.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) afirmou, por meio de uma nota, repudiar a atitude do profissional e não compactuar com atos que contrariem os princípios fundamentais da medicina, como o cuidado, a preservação da vida e o respeito à dignidade humana.

No domingo (14), Ricardo Barbosa publicou um pedido de desculpas à família de Kirk. "Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo. Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética", declarou o médico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.