Festa corporativa na Noruega termina com surto de variante Ômicron

Autoridades de saúde estimam que o número de infectados com a Covid-19 pode passar os 60

Por Da Redação
Ás

Festa corporativa na Noruega termina com surto de variante Ômicron

Foto: Olg Berg-Rusten/Getty Images

Ao menos 17 pessoas que participaram de uma festa da empresa em Oslo, na Noruega, são casos suspeitos de infecção com a variante Ômicron da Covid-19. Mais da metade dos 100 participantes testaram positivo para o coronavírus e todos estavam vacinados, de acordo com a prefeitura da capital da Noruega.

O balanço é provisório e o quantitativo ainda pode aumentar com o avanço dos testes de sequenciamento do coronavírus nas pessoas infectadas. "Até agora, 60 pessoas testaram positivo para a Covid-19 nos exames de PCR, e quatro com os antígenos. Dezessete provavelmente com ômicron, mas isto precisa ser confirmado. Há apenas um caso confirmado de ômicron após o sequenciamento", afirmaram as autoridades de Oslo, em um comunicado.

O surto ocorreu em uma festa de Natal, no dia 26 de novembro, organizada pela empresa de energia renovável Scatec, que tem operação na África do Sul, onde uma variante foi detectada pela primeira vez. Um dos participantes havia viajado recentemente para o sul da África.

"Todos estavam vacinados, ninguém apresentava sintomas e todos fizeram autoexame antes do encontro", afirmou Tine Ravlo, funcionária do departamento de saúde do município. "Tudo estava em ordem e nenhuma regra foi desrespeitada", disse.

"Esta festa foi um evento de super propagação", disse Preben Aavistsland, médico do Instituo Norueguês de Saúde Pública, em entrevista ao O Globo. "A hipótese que estamos trabalhando é a de que pelo menos metade dos 120 participantes foram infectados com a variante Ômicron durante a festa. Isso torna esse evento, por enquanto, o maior surto da Ômicron fora da África do Sul", completou o médico. 

Nenhum dos participantes desenvolveu um quadro grave da doença até o momento, informou Ravlo. A maioria dos infectados apresenta sintomas leves, como dor de cabeça, inflamação na garganta e tosse. As suspeitas de que os contágios foram causados pela variante Ômicron começaram depois do sequenciamento de alguns testes, e o processo ainda não foi concluído.

Além das pessoas infectadas na festa, disse Aavitsland, duas pessoas que vivem na costa do país e outras em quarentena no aeroporto de Oslo, foram confirmadas com a variante Ômicron. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.