• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • "Trump devia usar a Lei Magnitsky contra seu parceiro Netanyahu, pelo massacre desumano em Gaza", afirma Gleisi

"Trump devia usar a Lei Magnitsky contra seu parceiro Netanyahu, pelo massacre desumano em Gaza", afirma Gleisi

Em publicação no X, nesta quinta-feira (31), ministra de Relações Institucionais saiu em defesa da Suprema Corte

Por Da Redação
Às

Atualizado
"Trump devia usar a Lei Magnitsky contra seu parceiro Netanyahu, pelo massacre desumano em Gaza", afirma Gleisi

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), voltou a criticar a decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (31). Além disso, ela afirmou que o presidente Donald Trump deveria utilizar a Lei Magnitsky contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pelo "massacre desumano em Gaza".

"Nenhum país tem o direito de agir como dono do mundo, mas se Trump quisesse mesmo punir o terrorismo, o genocídio e os ataques aos direitos humanos, devia usar a Lei Magnitsky contra seu parceiro Netanyahu, pelo massacre desumano em Gaza", escreveu Gleisi, em uma publicação no X (antigo Twitter).

Reprodução X

A Lei Magnitsky, aplicada contra Moraes na quarta-feira (30), proíbe a utilização de cartões de crédito com bandeiras que operam nos Estados Unidos e a posse de contas bancárias nos EUA. Considerada como "pena de morte financeira", a lei é voltada a punir pessoas e instituições acusadas de violar direitos humanos.

• Cofira: Entenda a Lei Magnitsky sancionada contra o ministro Alexandre de Moraes

Gleisi também saiu em defesa da Suprema Corte, citando a ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por uma suposta tentativa de golpe de Estado, um dos motivos citados por Trump para as sanções contra Moraes e para as taxas de 50% contra produtos brasileiros.

"Aqui no Brasil, o ministro Alexandre de Moraes é relator de uma ação penal contra Jair Bolsonaro, que tramou um golpe de estado para implantar a ditadura. O STF atua rigorosamente no devido processo legal: os réus tiveram garantia do contraditório e direito de defesa, que entra agora na fase de alegações finais antes do julgamento. É assim que funciona a Justiça, algo que nem Trump, nem Bolsonaro querem aceitar, porque a extrema-direita não convive com a democracia", concluiu a ministra.

LEIA TAMBÉM:

• Vídeo: Eduardo Bolsonaro encerra promessa divina após sanção contra Moraes

• Bolsonaro nega envolvimento com sanções dos EUA a Moraes: "Não tenho nada com isso"

• Trump menciona Bolsonaro, Moraes e Paulo Figueiredo em decreto que oficializou tarifaço contra o Brasil

• Deputados do governo reagem à Lei Magnitsky contra Moraes e citam Bolsonaro

• Brasil intensifica ofensiva diplomática para derrubar tarifas dos EUA

• Haddad vê sinal de abertura dos EUA para negociar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

 Vídeo: Eduardo Bolsonaro agradece Trump por Lei Magnitsky contra Moraes: 'apenas o primeiro passo'

• Lei Magnitsky: veja comunicado dos EUA que explica a decisão contra Moraes

• Políticos brasileiros repercutem aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes

• "Ele continua firme e não será prorrogado", diz Trump sobre prazo do tarifaço

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário